Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira

Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira

Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira

“Educar para Cooperar – Porto Santo e Madeira” é um projeto de promoção da Cidadania Global que segue os princípios orientadores da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, tendo como objetivo sensibilizar, capacitar e mobilizar alunos, professores, técnicos municipais e público em geral para a Cooperação entre povos e culturas, Justiça Social, Direitos Humanos e Sustentabilidade Ambiental.

Desde 2006, foram envolvidas escolas e autarquias de 9 cidades, entre elas: Arruda dos Vinhos, Lisboa, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

É o projeto mais longo da AIDGLOBAL, sendo esta a sua 9.ª edição, a decorrer, atualmente, no Porto Santo e na Madeira.

  • LOCAL DE ATUAÇÃO
    Porto Santo
  • BENEFICIÁRIOS
    2.170
  • ÁREA DE AÇÃO
    Educação para o Desenvolvimento
  • TEMÁTICAS
    Diversas

DURAÇÃO

O projeto tem a duração de 24 meses, realizando-se de 1 de julho de 2018 a 30 de junho de 2020.

PROPOMOS

Sensibilizar, empoderar e capacitar crianças, jovens, adultos e Organizações da Sociedade Civil das ilhas do Porto Santo e Madeira.

Mobilizar a comunidade educativa em torno do Desenvolvimento Sustentável, da Cooperação entre Povos e Culturas e dos Direitos Humanos.

POR
QUÊ
?

Num mundo cada vez mais globalizado e interdependente, a erradicação da pobreza e a necessidade de um desenvolvimento sustentável são preocupações reconhecidas por toda a comunidade internacional e nacional.

A Educação para o Desenvolvimento, sendo uma das áreas temáticas da Educação para a Cidadania, permite a “consciencialização e a compreensão das causas dos problemas do desenvolvimento e das desigualdades a nível local e mundial, num contexto de interdependência e globalização, com a finalidade de promover o direito e o dever de todas as pessoas e de todos os povos a participarem e contribuírem para um desenvolvimento integral e sustentável” (DGE).

REALIZAMOS

  • Formações acreditadas (2), dirigidas a professores, sobre “A articulação da Cidadania Global com o Currículo;
  • Estratégias para uma Educação Transformadora”;
  • Realização de atividades de promoção da Cidadania Global na comunidade e nas Escolas;
  • Dinamização do concurso: Educar para Cooperar – Agora Tu!;
  • Ações de formação sobre temas diversos associados à Educação para o Desenvolvimento, dirigidas a funcionários públicos; – Elaboração de baú pedagógico com propostas que associem a reflexão sobre a História dos (Re)Descobrimentos à promoção da Cidadania Global;
  • Realização da conferência “A voz do Outro nos (Re)Descobrimentos – à conquista dos Direitos Humanos e da Solidariedade entre Povos e Culturas”.

De 06 de janeiro a 07 de fevereiro de 2020, estão abertas as inscrições para o concurso “Educar para Cooperar –  Agora Tu!”.

Informe-se, aqui.

Formação de Professores

Formação de Funcionários Públicos

Logótipo do projeto

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.

PROMOVE

PARCEIROS

COFINANCIA

Logo Camoes PNG

APOIOS

rgbPrancheta 1

Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO