Alunos do Porto Santo participam em Workshop de sensibilização para o Lixo Marinho

Alunos do Porto Santo participam em Workshop de sensibilização para o Lixo Marinho

Alunos do Porto Santo participam em Workshop de sensibilização para o Lixo Marinho

Iniciativa enquadrada no Campeonato Mundial de Fotografia e Vídeo Subaquáticos.

Entre os dias 06 e 08 de outubro, realizaram-se workshops com os alunos e as alunas das Escolas do Porto Santo, no clube naval da Ilha Dourada. A ação teve em vista sensibilizar os jovens para um dos maiores problemas ambientais: o lixo marinho.

No enquadramento do projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho”, a AIDGLOBAL promoveu workshops com temáticas atuais, tais como educação ambiental e preservação da vida marítima, sob os temas “Vamos preservar” e “Marés de Plástico”. As atividades contaram com a presença de cerca de 205 alunos dos 2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário das Escolas do Porto Santo. Ao longo da semana, foi abordada a importância da redução do plástico e eliminação do uso único, através de documentários, atividades lúdicas e a apresentação da appBeached Litter Reporter”. Algumas das turmas foram desafiadas a tirar fotografias junto à marina do Porto Santo, de forma a retratar a mensagem de um Porto Santo sem lixo marinho. Essas fotos foram avaliadas por um júri e a seleção pode ser vista aqui.

Em paralelo com a Semana Europeia do Desporto, os alunos participaram em dinâmicas diversificadas, tais como laser run, arco e flecha, atividades náuticas e workshops, em sinergia com o Desporto Escolar da Madeira.

O projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” é cofinanciado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants e promovido pela Associação Natureza Portugal, em parceria com a WWF Portugal, a AIDGLOBAL, a ARM – Água e Resíduos da Madeira, S.A., a Câmara Municipal do Porto Santo e o pólo do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na Madeira, acolhido pela ARDITI. Conta, ainda, com o apoio da WWF Noruega e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.