Concurso Amador de Fotografia, Vídeo e Pintura reúne 60 Estudantes das Escolas do Porto Santo

Concurso Amador de Fotografia, Vídeo e Pintura reúne 60 Estudantes das Escolas do Porto Santo

Concurso Amador de Fotografia, Vídeo e Pintura reúne 60 Estudantes das Escolas do Porto Santo

Organização do campeonato mundial entrega prémios aos alunos das escolas envolvidas.

O Concurso “ODS#14 – Oceano e Zonas Costeiras” decorreu entre os dias 21 de setembro e 06 de outubro e contou com a participação de 60 alunos e alunas das escolas do Porto Santo.

A competição enquadrou-se na campanha de sensibilização do projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” e no Campeonato do Mundo de Vídeo e Fotografia Subaquáticos, como o objetivo de envolver a comunidade escolar na sensibilização para o impacto da poluição na vida marinha.

Os trabalhos submetidos à apreciação do júri foram de alunos/as do Externato Nossa Senhora da Conceição e da EB1/PE e Creche do Porto Santo, tendo as obras sido avaliadas por 3 atletas do campeonato (Katja Kieslich da Alemanha e Marino Brzac e Goran Strk da Croácia), 2 membros da comunidade (Márcia Pimenta e Sónia Freitas) e um elemento do projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” (Marta Barata, ANP|WWF). (Conheça melhor o júri, aqui).

A entrega de prémios do certame amador teve lugar no dia 09 de outubro, no Centro Cultural de Congressos, na cerimónia de encerramento 4º Campeonato do Mundo de Vídeo Subaquático e do 18º Campeonato do Mundo de Fotografia Subaquática.

O concurso premiou trabalhos nas categorias de pintura, vídeo e fotografia com câmaras subaquáticas, viagens de barco e vouchers para equipamento de snorkeling. Os premiados foram os seguintes:

Categoria Fotografia – 1º lugar:

Eva Ferreira, 6 anos – “Porto Santo Reserva da Biosfera”

Categoria Vídeo – 1º lugar:

Beatriz Câmara e Francisca Sousa, 8 anos – “I. A. – O Robot Amigo dos Oceanos”

Categoria Pintura – 1º lugar:

Flor Ornelas, 9 anos – “Máscara de mergulho: o oceano é colorido sem lixo”

2º lugar ex aequo:

Camila Mendonça, 9 anos – “Temos de cuidar do Oceano. Não devemos deitar lixo, porque assim destruímos os animais marinhos.”

Pedro Drumond, 8 anos – “Almofada do mar – caneja: Se o nosso oceano queres conhecer,  a caneja tens de ver.”

Raquel Azevedo, 8 anos – “Almofada do mar – tartaruga: A tartaruga é uma vida marinha que temos de proteger.”

3º lugar ex aequo:

Santiago Vares, 10 anos – “Escolhas: Vida marinha saudável vs. Vida marinha em sofrimento.”

Henrique Cunha, 6 anos – “Mergulho e… Vejo a vida marinha!”.

Os prémios foram, gentilmente, oferecidos aos alunos pela Organização do Campeonato Mundial. As Escolas do Porto Santo e entidades públicas, com representação permanente no Porto Santo e intervenção ao nível social e educativo, que divulgaram e promoveram o Concurso junto dos/as seus/suas beneficiários/as e do seu público-alvo, de forma comprovada, receberam uma câmara subaquática.

O projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” é cofinanciado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants e promovido pela Associação Natureza Portugal, em parceria com a WWF Portugal, a AIDGLOBAL, a ARM – Água e Resíduos da Madeira, S.A., a Câmara Municipal do Porto Santo e o pólo do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente na Madeira, acolhido pela ARDITI. Conta, ainda, com o apoio da WWF Noruega e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas.