“Dialogue Dinner — Por uma Juventude comprometida com Políticas Sustentáveis”

“Dialogue Dinner —  Por uma Juventude comprometida com Políticas Sustentáveis”

“Dialogue Dinner — Por uma Juventude comprometida com Políticas Sustentáveis”

O evento, promovido pela AIDGLOBAL, em parceria com o Centro de Juventude de Lisboa (CJL) do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ), teve lugar no dia 04 de novembro, em Lisboa, e marcou o encerramento do projeto “Jovens na Política – Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)”.

O Encontro teve por objetivo alertar as/os jovens políticas/os para a importância do uso da sua voz em prol de uma sociedade mais justa, equitativa e sustentável, intervindo nas agendas locais e globais.

Reuniu 70 participantes, entre jovens militantes de diferentes ideologias políticas (BE, IL, Livre, PAN, PCP, PS e PSD), jovens interessadas/os em política, membros de entidades parceiras do projeto, membros de autarquias, entre outras/os convidadas/os do meio académico, de entidades públicas e da sociedade civil, para discutirem e refletirem sobre temas como a Igualdade de Género, Paz e Conflitos e Alterações Climáticas.

A sessão desenvolveu-se quatro momentos muito significativos: a sessão de abertura, o jantar onde as/os jovens tiveram a oportunidade de dialogarem e fazerem recomendações em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com enfoque nas temáticas anteriormente referidas, e que, no final do jantar, foram compartilhadas pelas/os demais convidadas/os e, por último, a celebração do 17º Aniversário da AIDGLOBAL.

A abertura deste Dialogue contou com os discursos de Eduarda Marques, Diretora Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IPDJ e Diretora do Centro de Juventude de Lisboa, Ana Patrícia Fonseca, Presidente da Direção da Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento e Susana Damasceno, Presidente da Direção da AIDGLOBAL, que salientou a ideia de que o projeto “Jovens na Política” constitui um símbolo de renovação e empoderamento e que a participação em projetos deste âmbito “significa acreditar num mundo mais justo, equitativo e sustentável”.

O Jantar decorreu num formato de mesas dedicadas aos temas acima descritos e compostas por jovens de diferentes partidos e interessadas/os em política. Cada mesa foi conduzida por um/a facilitador/a, permitindo a todas e a todos um espaço de diálogo e reflexão sobre estes temas atuais, e, por conseguinte, partilharem recomendações para levarem junto das Juventudes e núcleos jovens dos respetivos partidos políticos.

As considerações finais e recomendações deste memorável “Dialogue Dinner” foram apresentadas e focaram os seguintes pontos estratégicos:

  1. Tema sobre a “Paz e Conflitos”: “criação de programas de mobilidade académica que promovam uma melhor compreensão das realidades locais/regionais”;
  2. Tema da “Igualdade de Género”: “Investir na Educação para igualdade de género, diversidade sexual e de género”;
  3. Tema das “Alterações Climáticas”: “Juventudes Partidárias devem ouvir o eleitorado e influenciar decisores políticos nas questões da sustentabilidade”.

O projeto “Jovens na Política” revelou ser, uma vez mais, uma iniciativa de partilha, empoderamento, trabalho em equipa e recheada de ideias conscientes e sustentadas para uma juventude mais comprometida com políticas sustentáveis, nas áreas da Igualdade de Género (ODS 5), do Clima (ODS 13) e da Paz (ODS 17).

A promoção de iniciativas desta natureza proporciona o debate entre diferentes cores partidárias, através da voz da juventude, que é crucial para uma verdadeira transformação social, em prol dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável.

No final do evento, ao som da guitarra e de muita alegria, todas/os as/os jovens e demais participantes foram convidadas/os a festejar o aniversário da AIDGLOBAL, que conta já com 17 primaveras, com histórias para contar, desafios e conquistas para partilhar, investindo, desde a sua fundação, numa Educação de Qualidade, em Portugal e Moçambique, promovendo a Cidadania ativa que se deseja Global, porque acredita que a mudança acontece pela Educação.

Um agradecimento especial aos parceiros e a todas/os as/os envolvidas/os no projeto “Jovens na Política” que caminharam, ao longo de dois anos de trabalho, de braço dado com a AIDGLOBAL, nesta jornada que pretende contribuir para os Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável, a partir do envolvimento das/os jovens portugueses/as nos mecanismos de participação política.

Veja aqui as recomendações resultantes do evento.

O evento enquadra-se no projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global (2ª) Ed.”, promovido pela AIDGLOBAL e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.. Este projeto tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), a Dypall Network, o Centro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)