Formiga Juju no Colégio Quinta dos Girassóis, em Massamá

Formiga Juju no Colégio Quinta dos Girassóis, em Massamá

Formiga Juju no Colégio Quinta dos Girassóis, em Massamá

Rita Marques, voluntária da AIDGLOBAL, conduz as crianças dos 1º e 2º anos numa aventura pela Cidade das Papaias

O Colégio Quinta dos Girassóis, em Massamá, acolheu, no passado dia 26 de janeiro, a dinamização do conto “A Formiga Juju na Cidade das Papaias”, pela voz de Rita Marques, voluntária da AIDGLOBAL.

Nessa sessão, a formiga moçambicana transportou as crianças dos 1º e 2º anos numa aventura, plena de peripécias, através do continente africano, em busca da chuva e, ao mesmo tempo, levou-as a refletirem sobre a importância da chuva, os malefícios da poluição, e, ainda, sobre o que se pode fazer para preservar e melhorar o meio ambiente.

Após a reflexão sobre o conto que acabara de contar, Rita Marques deu o seu testemunho sobre a sua experiência de voluntariado em Moçambique, no verão passado, no distrito do Chibuto, onde prestou apoio às sessões de dinamização da leitura nas escolas, à construção da Biblioteca da Escola Primária 25 de Junho Unidade 4, à distribuição das Bibliotchovas e Maletas de Leitura e, também, do material enviado no contentor. A partilha da sua experiência moçambicana captou a atenção dos alunos e despertou a sua curiosidade em relação às desigualdades mundiais.

A Formiga Juju é um movimento cívico de promoção da leitura e expressão criativa, com contos da autoria de Cristiana Pereira, Walter Sand e Mia Temporário, com o objetivo de difundir os valores de Cidadania Global junto dos mais pequenos. “A Formiga Juju na Cidade das Papaias” foi a sua primeira publicação, a que se seguiu “A Formiga Juju e o Sapo Karibu”.