JSD distrital do porto reúne 50 jovens para uma conferência em torno da participação jovem na política

JSD distrital do porto reúne 50 jovens para uma conferência em torno da participação jovem na política

JSD distrital do porto reúne 50 jovens para uma conferência em torno da participação jovem na política

No passado sábado, dia 22 de outubro, a Juventude Social Democrata Distrital do Porto organizou a conferência “Os Jovens e o Mundo: Participação e Compromisso”. Esta conferência, promovida por Ana Sofia Loureiro, presidente da JSM – Marco de Canaveses e Vice-Presidente da JSD Nacional, foi mais uma iniciativa decorrente da experiência de voluntariado em Moçambique, promovida pela AIDGLOBAL, no âmbito do projeto ” Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global (2ª Edição)”.

A partir dessa viagem, as/os participantes foram desafiadas/os a realizarem atividades, em Portugal, que visem partilhar outro olhar sobre o mundo, para o qual muito contribuiu esta experiência.

Tendo esse objetivo por base, o evento abordou temáticas como o papel das associações juvenis —  ponto de partida da participação jovem na vida pública, em Portugal —, importância da Juventude Social Democrata como a maior juventude partidária em Portugal, das aulas de Cidadania e do impacto das novas tecnologias nas Organizações, a nível europeu e mundial.

Marco Afonso Barbosa, vereador da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, com o Pelouro da Juventude, iniciou a conferência dando as boas-vindas às/aos jovens do distrito e fez uma breve reflexão sobre o papel das autarquias na promoção da Cidadania Global.

Contou, ainda, com a intervenção do Jornalista e presidente da JSD de Póvoa de Vazim, João Magalhães, e com a visualização de um vídeo, realizado por Lídia Pereira, deputada jovem ao Parlamento Europeu.

A apresentar as diferentes  temáticas estiveram diversos/as oradores/as, nomeadamente o Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis, Marco Santos, o Presidente da JSD Nacional e Deputado à Assembleia da República, Alexandre Poço, a formadora, voluntária e ativista em associações  e projetos juvenis nas áreas da cidadania e da intervenção social, Cátia Camisão, o Senhor Embaixador do Pacto Europeu Climático em Portugal e membro fundador da Organização Não Governamental ZORA, Rosmel Rodriguez, e, por fim, o Vogal da Direção do CNJ, Alexandre Galiza.

Foi um dia que permitiu momentos de partilha, novas aprendizagens e empoderamento, em prol de uma política mais sustentável, partindo dos princípios e temáticas em torno da Cidadania Global.

A Conferência terminou com o Presidente da JSD Distrital do Porto, Jorge Barbosa, a enfatizar a importância da JSD na discussão de temas sociais. Participaram cerca de 50 jovens e o feedback foi deveras positivo.

O evento enquadra-se no projeto “Jovens na Política — Participar para a Cidadania Global (2ª) Ed.”, promovido pela AIDGLOBAL e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.. Este projeto tem como parceiros o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), a Dypall Network, o Centro de Estudos Internacionais – Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ)