A AIDGLOBAL, mentora do projeto “Educadores em Movimento — Uma Educação Itinerante para a Primeira Infância - 2ª fase”, promoveu o Encontro entre os Técnicos dos Serviços Provinciais e Distritais do Distrito de Maputo e a equipa atuante, no âmbito da Atividade A.2.3 deste projeto, que prevê o “Acompanhamento e a capacitação, em contexto de trabalho, dos serviços distritais, para reforçar as suas competências em supervisão e monitorização das escolinhas comunitárias”.
Realizado na Sala de Sessões dos Serviços Distritais da Saúde, Mulher e Acção Social, no Chibuto, no dia 19 de abril de 2023, iniciou-se pelas 09:00 h, tendo sido dinamizado pela coordenadora do projeto, Susana Damasceno, e contado com a participação e o apoio logístico de toda a equipa da Organização.
Estiveram presentes 12 técnicos dos Serviços Provinciais e Distritais, entre os quais 2 Técnicos da Direção Provincial do Género, Criança e Acção Social, 2 Técnicos da Direção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, 1 Ponto focal do distrito para as ONGD inerentes ao Governo do Distrito do Chibuto, 4 Técnicos dos Serviços Distritais da Saúde, Mulher e Ação Social, 2 Técnicos do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia e 1 Técnica do Serviço Distrital de Atividades Económicas.
A Ordem de Trabalhos iniciou-se com a Apresentação dos Participantes, a que se seguiu o Balanço do Funcionamento das Escolinhas Comunitárias, no 1º trimestre do ano letivo de 2023, tendo a equipa do projeto apresentado os dados referentes ao período em questão e o Plano de Atividades subsequentes. A Técnica Assistente de Educação, Ledieta Bombe, listou o número de crianças inscritas, desistentes e não participantes destas 5 comunidades moçambicanas do Chibuto — Bairro 25 de Junho, Chiconelane, Chaimite, Maivene e Malehice. Foram, também, referenciadas as dificuldades que a equipa técnica do projeto tem enfrentado sobretudo as Animadoras / “Educadoras em Movimento”, no exercício das suas funções. Os presentes debateram todas essas questões e propuseram algumas soluções para os problemas apresentados.
A coordenadora do projeto, Susana Damasceno, informou que, no mês de maio, será realizado um intercâmbio para partilha de experiências entre as Animadoras / “Educadoras em Movimento” e que, no mês de agosto, participarão, também, Educadoras de Escolinhas privadas, ligadas a outras Organizações. Nessa ocasião terá lugar uma ação de capacitação, com o objetivo de reforçar as suas competências.
No terceiro ponto da Agenda — Monitorização e Acompanhamento das Escolinhas Comunitárias — foram abordados dois aspetos: Planos Anuais de Monitorização (Serviços Provinciais e Distritais) e Documentos de Monitorização criados em 2022. Em relação ao primeiro, foi apresentado um draft dos Planos Anuais de Monitoria e Avaliação das atividades desenvolvidas nas Escolinhas, para que os participantes pudessem avaliar e dar o seu contributo para melhorar o documento. Os presentes sugeriram que se acrescentassem outras atividades. Em relação aos Documentos de Monitorização criados em 2022, a Coordenadora do Projeto distribuiu aos participantes os Planos de Monitorização criados no ano letivo de 2022, no âmbito da 1ª edição do projeto, para apreciação do trabalho desenvolvido nas Escolinhas Comunitárias.
No quarto tópico da Ordem de Trabalhos, foi feita a Apresentação e Discussão da Proposta de acompanhamento e capacitação em contexto de trabalho pelos Serviços distritais, para reforçar as suas competências em supervisão e monitorização das Escolinhas Comunitárias envolvendo o Planeamento das ações e os Temas a abordar.
Em relação ao Planeamento foi acordada a realização de 9 ações de monitorização conjunta, sendo 4 no ano letivo de 2023 (Abril/Junho/Agosto/Outubro) e 5 no ano letivo de 2024 (Março/ Maio/ Julho/ Setembro/Novembro) que integrarão um Plano de Monitorizações que inclui representantes de todos os serviços distritais: 2 Técnicos de Educação + 2 do SDMAS + 2 de Nutrição + 2 de Agricultura + 2 de Saúde + Direções Provinciais + Equipa Projeto — que têm a responsabilidade de monitorizar as Escolinhas. Os Temas a abordar selecionados foram: Recursos Humanos, Currículo das Escolinhas, Saúde, Nutrição, Funcionamento e Gestão.
A reunião encerrou-se pelas 14.45 h, após cumprida a Agenda do Encontro.
Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância, Fase 2” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, e como parceiros o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.