De 21 a 25 de agosto, a AIDGLOBAL promoveu, na Escola Primaria de 1º e 2º grau do Bairro 25 de Junho, Unidade 2, Gaza, Moçambique, a segunda semana de formação das Animadoras e “Educadoras em Movimento” das 5 Escolinhas Comunitárias envolvidas no projeto “Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância - Fase II”.
Subordinada ao tema “Capacitação em Novos Instrumentos das Escolinhas Comunitárias”, a ação de formação foi dinamizada pelos Técnicos do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS), Rodrigues Matusse, Rita Joaquim e Balbina Dlhamine e por Naldo Adelina Muchanga, Técnico do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), tendo os membros da equipa da AIDGLOBAL tomado parte nas atividades na qualidade de participantes.
Ao longo dos 5 dias do Encontro, foi abordado o conceito de Escolinha Comunitária, a sua finalidade e objetivos, tendo sido dado a conhecer o historial da sua concretização em vários locais de Moçambique bem como o seu funcionamento e organização. Foram apresentados novos instrumentos de trabalho, nomeadamente o Guião, Manual de Orientação Técnicas e Manual de Atividades. Debateram-se, trocaram-se experiências e acertaram-se procedimentos para a otimização do acompanhamento das crianças. Abordou-se, também, a eficácia do planeamento de atividades e a planificação das estratégias. Evidenciaram-se os benefícios do trabalho em equipa e em grupos e incentivou-se o seu uso como ferramenta pedagógica complementar.
Estiveram presentes as Animadoras / “Educadoras em Movimento” das 5 Escolinhas Comunitária e os membros da equipa da AIDGLOBAL, Jéssica Sitoe, Técnica de Projeto, Ledieta Bombe, Técnica Assistente, e Minércia Massuco, Assistente de Projeto.
Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância, Fase 2” tem como financiador principal a Fundação Calouste Gulbenkian, como promotor a AIDGLOBAL, gestora do projeto, e como parceiros o Serviço Distrital da Educação, Juventude e Tecnologia do Chibuto (SDJET) e Serviço Distrital da Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) – entidades que garantem a articulação do projeto com as políticas públicas.