In Portugal, AIDGLOBAL, 2024, EDCG, Justiça de Género, Justiça Climática, Ecoality,

AIDGLOBAL lança recurso pedagógico para inspirar as/os jovens a tornarem-se cidadãs/ãos ativos perante as crises ecológicas

No âmbito do projeto europeu “ECOALITY: Jovens e Autoridades Locais juntos pela Justiça Climática e de Género!”, neste mês de novembro, a AIDGLOBAL e as Organizações da Sociedade Civil parceiras do projeto desenvolveram e publicaram, nas suas plataformas online, o recurso pedagógico “Cuidar do Nosso Planeta: o Guia ECOALITY para Jovens”.

As alterações climáticas e a desigualdade entre mulheres e homens são alguns dos desafios que definem o nosso tempo, com dinâmicas complexas e em evolução. As crises ecológicas, a pobreza e a desigualdade estão, estritamente, interligadas e agravam-se mutuamente. As causas profundas destas questões globais (como o colonialismo, o patriarcado e o modelo económico atual) têm um grande impacto no Planeta e nas pessoas, afetando-as, no entanto, de forma diferente, consoante quem são e onde vivem.

Por conseguinte, é fundamental unir forças para partilhar responsabilidades e participar na formação de novas mentalidades, que sejam sensíveis às questões da equidade entre mulheres e homens e às injustiças climáticas. É, pois, crucial que adotemos princípios e valores transversais como o cuidado, a empatia, a solidariedade, a conexão e a capacitação. A AIDGLOBAL e os seus parceiros acreditam que pessoas de todas as idades, origens e culturas podem desempenhar um papel vital, tanto na mitigação das alterações climáticas como na promoção da igualdade entre mulheres e homens, questões que não são apenas do interesse das mulheres e raparigas.

O Guia “ECOALITY” enquadra-se no conceito de Educação Global e permite entender, utilizando uma abordagem inclusiva e transformadora, baseada nos direitos humanos, a forma como as desigualdades entre mulheres e homens e as injustiças climáticas se cruzam e conhecer, em profundidade, os valores comuns que estão no centro destas temáticas. O documento inovador e interativo foi concebido para apoiar professoras/es, educadoras/es e jovens de grupos e associações de voluntárias/os.

Através desse recurso pedagógico, pretende-se promover o conhecimento e a compreensão da interseccionalidade das desigualdades globais com as crises ecológicas, sensibilizar para a adoção de valores e atitudes, na base da transformação social e, assim, capacitar para a cidadania ativa. Este cruzamento de temas inclui explorar os desequilíbrios de poder entre as pessoas, analisar as relações entre as pessoas e o Planeta e partilhar metodologias de aprendizagem adequadas e eficazes.

O Guia procura capacitar, fomentar a solidariedade e a empatia e inspirar as/os jovens a tornarem-se cidadãs/ãos ativas/os que impulsionam a mudança. Incentiva, assim, o desenvolvimento de atividades em escolas e associações ou grupos de voluntárias/os para promoverem o envolvimento da comunidade.  

Tendo por base o recurso “Cuidar do Nosso Planeta: o Guia ECOALITY para Jovens”, a AIDGLOBAL encontra-se, atualmente, a dinamizar a ação de curta duração "Cuidar do Nosso Planeta – Educar para a Ação Climática e para a Equidade entre Mulheres e Homens", uma formação destinada a professoras/es do Ensino Secundário, que lecionam no concelho de Loures. Esta ação de formação dá exemplos práticos de atividades que podem ser aplicadas nas salas de aula e propõe uma articulação entre as temáticas de cidadania global e os currículos escolares, no sentido de as/os professoras/es e educadoras/es motivarem as/os alunas/os a serem cidadãs/ãos conscientes, críticas/os e participativas/os.

 Ainda há vagas disponíveis para frequentar a formação. Pode consultar tudo aqui: (https://www.aidglobal.org/noticia/817/aidglobal-promove-formacao-de-professores-e-educadores-capacitar-para-a-cidadania-ativa).
Para mais informações sobre o projeto “ECOALITY”, aceda, aqui.

A AIDGLOBAL convida todas/os as/os professoras/es, educadoras/es e jovens a explorarem este Guia e a atuarem como agentes de mudança para um mundo mais sustentável, inclusivo e justo.