A 7 de outubro de 2025, a AIDGLOBAL lançou o segundo convite destinado a associações juvenis e organizações sem fins lucrativos para apresentarem propostas de projetos e iniciativas no município de Loures, centrados na Justiça Climática e de Género.
A Acção faz parte do projeto “Ecoality: Jovens e Autoridades Locais Juntos pela Justiça Climática e de Género”, liderado pela Região Toscana e realizado em consórcio com outras associações e municípios de 10 países europeus.
Duas entidades venceram o concurso: a ANDA - Almada Não Dorme Associação, entidade vencedora com o projeto “CIDADE RAIZ”, nome que sugere apropriação do espaço público, ligação entre juventude, arte e comunidade, com um toque simbólico de crescimento e pertença; e a Bué Fixe - Associação de Jovens que venceu com o projeto “Vozes da Eco-Justiça Lusófona: Clima, Género e Equidade”. Ambas receberão um financiamento de cerca de 7500 euros para implementar o projeto, até 15 de maio de 2026, em Loures.
Em Portugal, o Ecoality é dinamizado pela AIDGLOBAL, em parceria com o Município de Loures. A missão central do projeto é aumentar a consciência e o sentido de corresponsabilidade quanto ao comportamento individual e coletivo face à interdependência e à interseccionalidade das crises ecológicas.