A Iniciativa faz parte do projeto “
Ecoality: Youth and Local Authorities together for Climate and Gender Justice”, liderado pela Região Toscana e realizado em consórcio com outras associações de municípios de 10 países europeus, sendo dinamizado, em Portugal, pela AIDGLOBAL em parceria com o Município de Loures.
Tendo por objetivo a sensibilização, mobilização e o empoderamento em torno dos temas da ação climática e da equidade de género, as candidaturas devem ser apresentadas
online até 7 de setembro de 2025 por Organizações sem fins lucrativos: de base comunitária juvenil, lideradas por jovens, associações de voluntárias/os maioritariamente compostas por jovens, ou organizações da sociedade civil que trabalham com jovens. As entidades interessadas podem candidatar-se como requerentes ou em parcerias como correquerentes.
As candidaturas devem corresponder a, pelo menos, uma das áreas prioritárias: a
Interseccionalidade – promover iniciativas que reconheçam a intersecção de fatores de desigualdade social, económica e ambiental;
Capacitação de Jovens – apoiar as/os jovens na assunção de papéis ativos nas suas comunidades;
Justiça Climática – abordar impactos das alterações climáticas e promover soluções sustentáveis;
Justiça de Género – combater a desigualdade de género e promover os direitos das mulheres.
As iniciativas elegíveis devem focar-se em soluções locais e em ações de base comunitária que integrem a justiça climática e a justiça de género. As atividades podem incluir: Influência política em prol da justiça climática e de género, a nível local ou regional; Campanhas de sensibilização do público para a sustentabilidade ambiental e a igualdade de género; Eventos educativos participativos, incluindo
workshops, seminários e festivais, que promovam a ação climática e o empoderamento de género; e Projetos comunitários inovadores centrados na preservação ecológica, transição eco social ou práticas sustentáveis, com ênfase na participação das mulheres e de jovens pertencentes a grupos marginalizados.
Os projetos vencedores serão acompanhados pela AIDGLOBAL e pelo Município de Loures e as organizações promotoras receberão apoio, capacitação e mentoria no processo de implementação das suas iniciativas. As associações juvenis serão dotadas de recursos financeiros que lhes permitam implementar iniciativas de cidadania ativa nas comunidades-alvo.
Os projetos vencedores devem durar entre 5 a 6 meses e poderão receber um financiamento entre 3 000€ a 5 000€.
Para obter a informação completa deve ler-se o convite para as candidatura
aqui.
Todas as propostas devem ser apresentadas, diretamente
online, para os seguintes emails:
projectos.gestao@aidglobal.org(Daniela Santa-Marta) e
gab.projectos@aidglobal.org (Sofia Lopes).