A coleção "Livros para Começar" tem contribuído para a oferta de histórias, acessíveis e culturalmente relevantes, para as crianças e desenvolvidas com o objetivo de ampliar o acesso à literatura infantil moçambicana. Escrita numa das línguas nacionais, visa incentivar o gosto pela leitura e a aprendizagem na língua materna das crianças, ao mesmo tempo que possibilita, desde cedo, o contacto com o Português, a Língua Oficial. A iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto
“Educadores em Movimento – uma Educação Itinerante para a Primeira Infância”, vocacionado para o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças em idade pré-escolar, no Distrito do Chibuto, em Moçambique, através da promoção da Educação de Infância (EI).
No ano de 2024, a coleção já havia sido destacada com o lançamento do quarto título
"A Borboleta Xica na Aldeia de Todas as Espécies", da autoria de Mélio Tinga e ilustração de Ruben Zacarias, que se juntou aos três primeiros títulos de autoria de Venâncio Calisto: “A Aldeia dos Cajueiros Mágicos” com ilustração de Suzy Bila; “O Artesão e os Macacos Malabaristas” com ilustração de Marisa Bimbo da Costa e “O Cão, a Lebre e o Pássaro” com ilustração de Samuel Djive. A tradução para XiChangana dos três primeiros livros é de Wiliamo Muchanga.
"Lila, a Girafa que Tinha Pressa de Crescer" engrandece esta série de livros, com o objetivo de despertar a imaginação das crianças e incutir valores de empatia, cidadania e solidariedade, que são pilares dos projetos editoriais da AIDGLOBAL. Este novo título é particularmente relevante num contexto como Moçambique, onde a taxa de analfabetismo continua a ser significativa, ainda mais entre as meninas, raparigas e mulheres. A Organização procura, assim, romper ciclos de pobreza, através da edição e distribuição de livros. Até hoje, já distribuiu, gratuitamente, mais de mil exemplares dos livros da Coleção, nomeadamente, na província de Gaza.
Susana Damasceno, Fundadora e Presidente da Direção da AIDGLOBAL, salienta: “Reconheço e valorizo o poder transformador da leitura. Temos sido muito felizes na criação da linha editorial de literatura infantil billingue – “Livros para Começar”. Tem sido um dos projetos que maior satisfação nos tem dado. É tão gratificante ver os sorrisos das crianças portuguesas e moçambicanas a quem lemos a mesma história, nas suas línguas maternas, permitindo que cada uma delas sonhe à dimensão da sua criatividade”.