ED-Comunicar – do Conhecimento à Mobilização

ED-Comunicar – do Conhecimento à Mobilização

ED-Comunicar – do Conhecimento à Mobilização

“ED-Comunicar – do Conhecimento à Mobilização” é um projeto que surge da necessidade de um maior envolvimento da população portuguesa em torno das questões do Desenvolvimento e Cidadania Global, promovendo o pensamento crítico e uma participação cívica ativa, baseada na cooperação e solidariedade.

O projeto pretende demonstrar junto da restante sociedade civil e dos atores do Desenvolvimento os contributos e mais valias da EDCG (Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global) no(s) processo(s) de transformação social e consciencialização, com vista a uma sociedade mais democrática, participativa e justa. Por estas razões, 8 ONGD assumem, colaborativamente, na presente ação um conjunto de atividade norteadas pelos princípios de ação da ENED (Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento), nomeadamente a coerência, cooperação, coresponsabilidade, equidade, igualdade, justiça social, não discriminação, participação e solidariedade.

  • Local de Atuação
    Portugal
  • DESTINATÁRIOS
    ONGD, OSC, Téc. Municipais, C.Social, Público em geral
  • ÁREA DE AÇÃO
    EDCG
  • TEMÁTICA
    Cidadania Global

DURAÇÃO

O projeto tem a duração de 24 meses, realizando-se de 1 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2023.

PROPOMOS

  • Aumentar a visibilidade, o conhecimento e o reconhecimento da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, a nível nacional, criando espaços de afirmação e apropriação pelos demais atores do desenvolvimento;
  • Reforçar o conhecimento e a visibilidade da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, promovendo a compreensão, o reconhecimento e o envolvimento de atores estratégicos e da comunidade em geral na discussão pública sobre os desafios para garantir um mundo mais equitativo e sustentável.

POR
QUÊ
?

O setor da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) é o resultado do trabalho colaborativo de diversas entidades, sendo estas na sua maioria Organizações da Sociedade Civil (OSC), com particular ênfase nas Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD).

Decorrente da necessidade de um maior envolvimento da população portuguesa nas questões que dizem respeito ao Desenvolvimento e Cidadania Global, promovendo o pensamento crítico e uma participação cívica ativa, baseada na cooperação e solidariedade, o projeto pretende demonstrar junto da restante sociedade civil e dos atores do Desenvolvimento os contributos e mais valias da EDCG no(s) processo(s) de transformação social, de forma crítica e consciente, com vista a uma sociedade mais democrática, participativa e justa.

A ação das ONG portuguesas conta como mais um passo na implementação de medidas que são um “pré-requisito para se alcançar uma sociedade mais moderna, justa e equitativa, e um desenvolvimento verdadeiramente sustentável, no respeito pleno da dignidade humana” (Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, MNE, 2017). E é, por tudo isto, necessário ir mais longe na promoção desta solidariedade global crítica, e consciente, alicerçada na promoção da EDCG.

REALIZAMOS

  • Elaboração de estudos formativos sobre os 6 temas do Referencial de ED;
  • Criação e atualização de fichas (in)formativas sobre os temas chave da EDCG;
  • Criação de materiais audiovisuais sobre os temas chave da EDCG;
  • Disseminação dos materiais informativos sobre EDCG junto dos atores de Desenvolvimento;
  • Criação e divulgação de 6 episódios temáticos em formato Podcast sobre as temáticas chave de EDCG;
  • Disseminação dos materiais (in)formativos e elaboração de artigos de opinião sobre EDCG junto dos órgãos de comunicação social.

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.

PROMOTOR

PARCEIROS

CO-FINANCIADOR

Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO