Porto Santo Sem Lixo Marinho

Porto Santo Sem Lixo Marinho

Porto Santo Sem Lixo Marinho

“Porto Santo Sem Lixo Marinho” pretendeu estabelecer as bases para um memorando de entendimento entre vários atores públicos e privados que permitisse travar a fuga de plásticos para o oceano.

  • LOCAL DE ATUAÇÃO
    Porto Santo
  • DESTINATÁRIOS
    População Local e Turistas
  • ÁREA DE AÇÃO
    Educação Ambiental
  • TEMÁTICAS
    Lixo Marinho

DURAÇÃO

O projeto teve a duração de 21 meses, realizando-se de 1 de setembro de 2020 a 31 de maio de 2022.

PROPUSEMOS

  • Identificar o fluxo e a descarga de resíduos plásticos e otimizar a gestão dos mesmos;
  • Reduzir radicalmente o volume de plásticos descartáveis usados, através de uma campanha de comunicação que foi dirigida a todas as partes interessadas.

POR
QUÊ
?

A AIDGLOBAL desenvolve um trabalho permanente no Porto Santo desde 2018, sendo o local que acolhe a delegação da Organização na Região Autónoma da Madeira.

A ilha localiza-se no Oceano Atlântico, tem 11 km de comprimento por 6 km de largura, e a sua praia principal tem 9 km de extensão.

A diversidade e beleza das suas paisagens justificaram a candidatura do Governo Regional da Madeira, entregue em setembro de 2019 e aprovada em abril de 2020, a Reserva da Biosfera da UNESCO, com o objetivo de desenvolver um território diferenciado e pioneiro no âmbito da sustentabilidade.

Com uma população residente pouco superior a 5000 habitantes, é uma ilha com uma ocupação turística bastante elevada, principalmente nos meses de verão, com mais de 500.000 dormidas anuais, 50% das quais ocorrem no período balnear.

Anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico são lançadas nos oceanos (BBC News, 2015) e 80% da poluição marinha tem origem terrestre, com graves consequências na biodiversidade e em todo o Ambiente.

O projeto pretendeu contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: “Ação Climática”, “Proteger a Vida Marinha”, “Produção e Consumo Sustentáveis” e “Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

REALIZÁMOS

  • Identificámos e monitorizámos o fluxo e a descarga de resíduos;
  • Desenvolvemos uma aplicação web para identificar os locais críticos de poluição por plástico;
  • Criámos um sistema de entrega voluntária de garrafas de plástico com recompensas para os utilizadores;
  • Desenvolvemos o Plano de Gestão Comunitário 2020/2025 de prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho;
  • Criámos um Selo de Qualidade para as entidades que assinarem a carta de compromisso de envolvimento no Plano de Gestão comunitário;
  • Reforçámos e alargámos a iniciativa ‘Amigos do Mar’ para recolha de lixo marinho;
  • Reuniões com pescadores locais, operadores turísticos e empresários com negócios na costa para recolha e identificação de resíduos de plástico no mar e dunas;
  • Divulgámos a campanha “Acabar com o plástico no mar de Porto Santo” dirigida aos moradores e operadores de transporte turístico.

PLANO DE GESTÃO COMUNITÁRIO

O Plano de Gestão Comunitário enquadra-se na fase 2 do projeto e pretende ser um documento simples e orientador que procura criar compromissos para a diminuição do lixo marinho gerado na ilha do Porto Santo. Os conteúdos deste plano são na sua essência criados pela comunidade através de um processo participativo.

ESTUDO PRELIMINAR DE AVALIAÇÃO

O Estudo pretende demonstrar o volume de produção de lixo marinho com base na quantidade processada, mas também caracterizar o tipo de resíduos sólidos produzidos na ilha do Porto Santo, assim como identificar fontes de produção local e destinos finais previstos no plano de tratamento de resíduos.

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.

FINANCIADO POR:

Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants.

OPERADOR DO PROGRAMA

PROMOTOR

PARCEIROS

APOIOS

OUTROS APOIOS

Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO