Escola Comunitária para a Empregabilidade e o Voluntariado

Escola Comunitária para a Empregabilidade e o Voluntariado

Escola Comunitária para a Empregabilidade e o Voluntariado

O projeto pretende contribuir para a redução da pobreza através da promoção da empregabilidade e do voluntariado, na Ilha do Porto Santo.

  • Local de Atuação
    Porto Santo
  • Destinatários
    Jovens NEET, Adultas/os e Desempregadas/os
  • ÁREA DE AÇÃO
    Educação e Inclusão
  • TEMÁTICA
    Voluntariado e Empregabilidade

DURAÇÃO

O projeto tem a duração de 17 meses, realizando-se de 01 de setembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023.

PROPOMOS

  • Envolver pessoas desempregadas e em situação de vulnerabilidade social, através do desenvolvimento de competências sociais, pessoais e técnicas, preparando as/os beneficiárias/os para o mercado de trabalho e aumentando as suas competências. Com o recurso de kits formativos, serão implementados cursos e realizadas sessões de coaching.

POR
QUÊ
?

De acordo com o Inquérito às Condições de Vida e Rendimento 2020, a Região Autónoma da Madeira tem a mais alta taxa de risco de pobreza e de exclusão social do país. A condição de dupla-insularidade coloca desafios acrescidos ao Porto Santo, entre os quais: baixos níveis educacionais, desemprego de longa duração e trabalhos precários devido à sazonalidade (Teixeira, 2016). Este projeto surge das necessidades identificadas, diariamente, pela equipa de apoio social da Junta de Freguesia, que recebe muitos pedidos de apoio de pessoas que precisam de ajuda para elaborar o CV e que acompanha famílias que poderiam ter mais estabilidade laboral se tivessem acesso a ações de formação e jovens que precisam que se lhes abram os horizontes para terem mais oportunidades de emprego.

REALIZAMOS

  • 8 kits formativos com materiais de apoio às ações de capacitação (plano de sessão, recursos pedagógicos), dando resposta à ausência de oferta formativa local;
  • Formação para voluntárias/os para que estes possam ministrar cursos de formação, de acordo com a sua disponibilidade e as suas qualificações;
  • 16 cursos de formação (cerca de 2 ações por tema/kit) com vista ao reforço de competências pessoais, sociais e técnicas, contando com o apoio de voluntárias/os;
  • 50 sessões de coaching orientadas para o mercado de trabalho;
  • 16 oportunidades de job-shadowing, em parceria com empresas e entidades públicas, com vista à aprendizagem prática sobre uma profissão.

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.

FINANCIADO POR:

PROMOTOR

PARCEIRO

APOIO

Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO