Da Escola para o Mundo

"Da Escola para o Mundo – Agir, Incluir, Transformar" foi um Plano de Ação de Educação para a Cidadania desenvolvido pela AIDGLOBAL, em parceria com a Escola Básica e Secundária Professor Dr. Francisco Freitas Branco, Porto Santo, por um futuro mais justo e sustentável. 

Este Plano de Ação teve como destinatários principais alunos de quatro turmas do 8.º ano (2019/2020) e esteve orientado para acompanhar estes jovens ao longo de dois anos letivos. Apesar de o foco ter sido o 3.º ciclo, o Plano estendeu-se a toda a escola e à comunidade local.

Enquadrou-se na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e contou com o apoio de muitas entidades, entre elas a Fundação Gonçalo da Silveira e a Universidade Católica do Porto, no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s.


DURAÇÃO

O projeto teve a duração de 37 meses, realizando-se de 1 de setembro de 2019 a 31 de agosto de 2022.

PROPUSEMOS

Promover competências de Cidadania nos estudantes do 3º Ciclo do Porto Santo.

Refletir e agir em prol dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Sustentável, envolvendo os atores da comunidade educativa e local do Porto Santo.

 

POR
QUÊ
?

Este Plano de Ação foi uma resposta ao Projeto Educativo da Escola, que contribuiu para algumas finalidades e metas, entre elas:

  1. Aumentar as atividades práticas/experimentais visando a aprendizagem criativa e ativa;
  2. Aumentar o número de contactos estabelecidos com os Pais/Encarregados de Educação que evidenciassem a sua participação na vida escolar dos seus educandos e nas atividades dinamizadas pela escola;
  3. Fomentar a assunção de responsabilidades partilhadas no sentido de promover um ambiente propício à participação plena de toda a comunidade  no processo educativo;
  4. Manter ou aumentar o número de atividades/projetos com instituições locais/regionais/nacionais e aumentar o número de parcerias;
  5. Adequar os projetos e estratégias inovadoras à promoção do sucesso educativo dos alunos.

REALIZÁMOS

- Ações de voluntariado dinamizadas por alunos e elementos da comunidade; - Assembleias participativas de alunos; - A capacitação de jovens líderes para formar listas para a associação de estudantes; - Fóruns de pais e Encarregados de Educação; - Aulas com metodologia “Filosofia para Crianças e Jovens” sobre causas dos problemas sociais e ambientais e Cidadania Global;

- Atividades de animação de recreios com a presença de professores-animadores e o uso de jogos cooperativos; - Horta e quinta pedagógicas; - Formação de professores em Cidadania e Desenvolvimento; - Formação de Pessoal Não Docente em “Educação de Qualidade – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

PUBLICAÇÃO DENTRO E FORA DA CAIXA

 

Dentro e Fora da Caixa: ONG Escolas juntas na Educação para a Cidadania - caminhos e inspirações

A publicação foi desenvolvida no âmbito do projeto "Educação para a Cidadania", uma iniciativa do Programa Cidadãos Ativ@s, financiado pelo EEA Grants e gerido em Portugal pela Fundação Calouste Gulbenkian em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto, que assentou a sua intervenção em três pilares presentes na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), adotada em 2017 pelo Governo português, nomeadamente as parceira ONG-Escola; o desenvolvimento e avaliação de competências; a Whole School Approach (WSA) - três elementos fulcrais que se constituem como um todo e funcionam em sinergia.

 

NEWSLETTERS

Vídeos e Webinares no âmbito do Plano de Ação da Escola para o Mundo

JULHO DE 2022

Vídeo: ONG e Escolas juntas na Educação para a Cidadania | projeto "Educação para a Cidadania".

FEVEREIRO DE 2022 Vídeo: O papel dos representantes dos Encarregados de Educação.

JULHO DE 2021

Vídeo: Escola de Verão “Jovens, Associativismo e Direitos Humanos”.

Vídeo: “Vamos celebrar a humanidade mostrando os diferentes povos do mundo”. Vídeo: Entrevistas sobre interculturalidade. MAIO DE 2021 Spot: Divulgação da campanha de recolha de alimentos realizada pelos alunos do 9º A e D da Escola B+S do Porto Santo.

JULHO DE 2020

Vídeo: "Reflexões dos alunos do 8º A da Escola B+S Professor Doutor Francisco de Freitas Branco, Porto Santo a pobreza e as desigualdades sociais, e o impacto da COVID-19 na sua comunidade".

Vídeo: "Voluntariado na Ilha do Porto Santo". Trabalho realizado pela aluna Carla Beatriz Freitas do 8º ano da Escola B+S Professor Doutor Francisco de Freitas Branco, Porto Santo.

Vídeo: "O que é o Voluntariado". Trabalho realizado pelos alunos Beatriz Melim, Samuel Pereira, Sara Telo, Wilson Fernandes e Luana Mendonça do 8º ano da Escola B+S Professor Doutor Francisco de Freitas Branco, Porto Santo.

Vídeo: "Um retrato do Lixo Marinho". Trabalho realizado pela aluna Marta Beatriz Rebelo Drumond do 8º ano da Escola B+S Professor Doutor Francisco de Freitas Branco, Porto Santo.

Webinar "Lixo Marinho na Região Autónoma da Madeira".


 

PROMOTORES

 
 

ACOMPANHAMENTO 

 
 

FINANCIADORES

Projeto financiado pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através dos EEA Grants.
 
 
 
 
 

APOIOS

 
 

 

 

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.
Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

Noticias do projeto