RE:THINKING GLOBAL!

O “Re:Thinking Global!” é um projeto europeu, financiado pelo programa Erasmus + da União Europeia, que pretende consciencializar um vasto público e atingir as estruturas heterogéneas da sociedade para as questões relacionadas com o Ambiente e o combate às Alterações Climáticas, através da criação de diferentes materiais educativos. 

Visa contribuir para ancorar conceitos, abordagens e perspetivas alternativas para uma transformação sócioecológica na Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Aprendizagem Global na Europa.

O projeto é dirigido a atores do desenvolvimento que atuam no campo da EDS/Aprendizagem Global/Educação para a Cidadania Global (ECG), multiplicadores, professores/as e colaboradores/as envolvidas/os nos projetos das organizações. Indiretamente, são envolvidas/os jovens, estudantes, instituições de ensino e de educação de adultas/os, como as academias e os VHS. O objetivo é conseguir uma parceria o mais ampla possível.

  • Local de Atuação
    Internacional
  • Destinatárias/os
    Adultas/os
  • ÁREA DE AÇÃO
    Educação para o Desenvolvimento Sustentável
  • TEMÁTICAS
    Ambiente, Alterações Climáticas, Inclusão e Diversidade


DURAÇÃO

O projeto tem a duração de 18 meses, realizando-se de 01 de setembro de 2023 a 28 de fevereiro de 2025.

PROPOMOS

  • Garantir um maior acesso à Aprendizagem Global sobre os temas em torno do Pacto Ecológico Europeu (PEE), do modo de vida imperial e da sua crítica, bem como dos estilos de vida sustentáveis, através de cursos de formação;
  • Desenvolver materiais didáticos e informativos para a Educação extracurricular de adultas/os, a fim de aumentar a conscientização e compreensão sobre o Ambiente e a luta contra as Alterações Climáticas;
  • Promover uma cooperação destinada a fortalecer o conhecimento e as qualificações sobre as temáticas ambientais.

POR
QUÊ
?

Em 2019, a Comissão Europeia apresentou o “Pacto Ecológico Europeu" (PEE), com o objetivo de tornar a região neutra em termos climáticos até 2050. A importância de abordar questões tão complexas é demonstrada, e não só, pelo facto de o PEE ter sido estabelecido como uma das quatro prioridades da linha de financiamento do programa Erasmus+. No contexto científico, foram desenvolvidos conceitos e abordagens que tentam representar a complexidade de uma transição ecológica e contextualizá-la. Um dos conceitos é o modo de vida imperial de Ulrich Brand e Markus Wissen. As crises ecológica, social e económica atuais derivam de um determinado desenvolvimento social e cultural. Especialmente no Norte Global, a produção e o consumo são efetuados sem ter em conta as pegadas ecológicas e sociais. Um fator importante para ultrapassar o estilo de vida imperial é investir na Educação. Por conseguinte, somente as cidadãs e os cidadãos informadas/os podem, no seu quotidiano, tomar decisões conscientes e responsáveis, relativamente ao consumo e, ainda, participar em processos democráticos. Contudo, os conceitos ainda não estão suficientemente enraizados nas práticas educativas, uma vez que existem lacunas nos materiais didáticos que precisam de ser colmatadas. Para integrar os conceitos numa prática educativa alargada, é também necessária que haja uma formação que capacite as/os multiplicadores, a fim de constarem na carteira das/os profissionais de Educação.

REALIZAMOS

  • Realização de cursos de formação para multiplicadores sobre os temas do Pacto Ecológico Europeu (PEE);
  • Realização de reuniões internas com as organizações parcerias do projeto para reforçar a cooperação, de modo a definir os conceitos necessários para compreender as categorias do modo de vida imperial e do Pacto Ecológico Europeu (PEE);
  • Promoção de 3 eventos temáticos presenciais, junto das/os beneficiárias/os do projeto;
  • Concretização de 2 eventos temáticos virtuais, junto das/os beneficiárias/os do projeto;
  • Criação de materiais educativos para a Educação de adultas/os e extracurricular;
  • Criação de materiais informativos em linguagem simples para a Educação no contexto da inclusão.

 

FOTOGALERIA DO PROJETO

Primeira sessão online entre parceiros do projeto Re:Thinking Global. 



FINANCIADO POR:  Projeto financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia


PROMOTOR


PARCEIROS

 

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.
Ao longo da sua existência, a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

Noticias do projeto