Unir esforços para a redução do plástico descartável no Porto Santo

Unir esforços para a redução do plástico descartável no Porto Santo

Unir esforços para a redução do plástico descartável no Porto Santo

Encontros participativos com stakeholders.

Empresas, entidades públicas, associações e grupos comunitários estiveram presentes nos workshops participativos realizados nos dias 16, 17 e 18 de março, online, no âmbito do Projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho” (PSSLM). Cada uma das 28 entidades representadas participou num dos três encontros de auscultação, dando contributos para a preparação do Plano de Gestão Comunitária, de prevenção e sensibilização, para a redução do lixo marinho.

Após as boas-vindas do Município do Porto Santo, a Associação Natureza Portugal/WWF apresentou o Projeto PSSLM, que iniciou em setembro de 2021 e termina em fevereiro de 2022. Seguidamente, partilharam-se algumas medidas (pré-identificadas num questionário submetido anteriormente a várias entidades da ilha) que podem contribuir para a redução do lixo, principalmente ao nível do plástico descartável, e solicitou-se aos participantes que selecionassem as mais viáveis, ou seja, aquelas com as quais as entidades se poderiam vir a comprometer. Este exercício levou a um debate de ideias sobre o assunto.

Este foi um primeiro momento de brainstorming que será alargado a outras entidades e a novos encontros. Caso não haja impedimentos externos, a equipa do projeto prevê que o Plano de Gestão Comunitária possa ser assinado no decorrer do verão de 2021.

O projeto “Porto Santo Sem Lixo Marinho”, cofinanciado pelo Programa Ambiente dos EEA Grants, é promovido pela Associação Natureza Portugal/WWF, em parceria com a AIDGLOBAL, a ARM – Águas e Resíduos da Madeira, a Câmara Municipal do Porto Santo e a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (MARE-Arditi).  A Ação conta, ainda, com o apoio da WWF Noruega e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas do Governo Regional da Madeira.