Beyond COVID-19: The new era of Teaching. Digital learning for social inclusion

Beyond COVID-19: The new era of Teaching. Digital learning for social inclusion

Beyond COVID-19: The new era of Teaching. Digital learning for social inclusion

“Beyond COVID-19” é um projeto europeu, financiado pelo Erasmus+, que visa contribuir para inovar as práticas profissionais e promover capacidades e conhecimentos junto de professores europeus, com vista a dar uma resposta adequada aos desafios do futuro de uma sociedade digital.

  • Local de Atuação
    Portugal, Itália, Roménia e Chipre
  • DESTINATÁRIOS
    Professores e Alunos
  • ÁREA DE AÇÃO
    Educação
  • TEMÁTICAS
    TIC e ODS

DURAÇÃO

O projeto tem a duração de 24 meses, realizando-se de 1 de abril de 2021 a 31 de março de 2023.

PROPOMOS

– Melhorar as capacidades dos professores na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) de modo a orientar e ensinar os alunos a usar as ferramentas TIC de forma criativa, responsável e cooperativa;

– Proporcionar recursos e ferramentas sobre as questões transversais da Agenda 2030 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), compreendendo as implicações presentes e futuras desta Agenda no contexto da pandemia COVID-19.

POR
QUÊ
?

A revolução digital transformou o dia-a-dia e a maneira como as pessoas interagem e se organizam para alcançar objetivos comuns. Isso é particularmente verdadeiro para as mais jovens gerações: a maneira como elas interagem, acedem a informações, comunicam entre si e aprendem mudou tremendamente. No entanto, poucas salas de aula têm estado na vanguarda desta revolução. Em geral, os processos de ensino e aprendizagem, no setor da educação formal, não conseguiram acompanhar esta transformação.

A comunidade educativa tem feito esforços importantes para dar continuidade ao ensino, proporcionado aulas online e apoio à distância.

Na sua maioria, os professores europeus não estavam capacitados para se adaptar às novas circunstâncias: apenas 20% a 25% dos alunos na UE são ensinados por professores que se sentem confiantes com a utilização de tecnologia na sala de aula, e isso é confirmado por pesquisas em Itália, Grécia, Roménia e Portugal. Muitos professores tentaram responder ao desafio em diferentes formas, mas sem ter formação prévia relataram alto nível de stress e cansaço e tiveram dificuldade em ajudar os alunos a atingirem seus objetivos de aprendizagem.

REALIZAMOS

1) Diagnóstico de competências em torno da inovação educacional e das habilidades digitais, no contexto dos currículos escolares da fase COVID-19 e pós COVID-19.

2) Currículo Digital Europeu com o objetivo de identificar as melhores estratégias de aprendizagem e as ferramentas digitais e tecnológicas mais adequadas para responder às necessidades formativas de alunos em situações de vulnerabilidade (social, económica, emocional,…), de modo a promover a inclusão e a evitar o abandono escolar precoce.

3) Academia “EU BET!”: conjunto abrangente de cursos de formação online e presenciais e de webinars, dirigidos a professores sobre as questões da Agenda 2030, educação inclusiva e TIC, aplicadas a ambientes de aprendizagem.

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.

PROMOTOR

PARCEIROS

COFINANCIAMENTO

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO