NEAR – NEwly ARrived in a common home

NEAR – NEwly ARrived in a common home

NEAR – NEwly ARrived in a common home

NEAR é um projeto europeu de dois anos, financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Fundo de Asilo, Migração e Integração (AMIF), que visa fomentar o processo de integração dos migrantes recém-chegados (adultos e menores) nos países de acolhimento.

O projeto é dirigido a migrantes recém-chegados (adultos, crianças e estudantes universitários), membros e associações da diáspora, associações de voluntários, comunidades locais, público em geral e organizações nacionais e europeias.

A metodologia usada envolve uma abordagem “bottom-up”, de base local, e o trabalho entre pares.

  • Local de Atuação
    Portugal, Itália e Chipre
  • DESTINATÁRIOS
    Migrantes, associações e comunidades locais
  • ÁREA DE AÇÃO
    Inclusão
  • TEMÁTICAS
    Direitos Humanos e Voluntariado

DURAÇÃO

O projeto tem a duração de 24 meses, realizando-se de 1 de março de 2021 a 28 de fevereiro de 2023.

PROPOMOS

Sensibilizar para a importância da inclusão, bem como proporcionar a partilha intercultural de conhecimento entre migrantes e comunidades locais (Lisboa, Nicósia, Perugia e Milão).

Consulte o panfleto, aqui.

POR
QUÊ
?

Os migrantes recém-chegados são confrontados com uma série de obstáculos, especialmente em termos de cuidados de saúde, educação, habitação, e em todas as etapas processuais que é preciso de enfrentar. Estes problemas agravam-se, a longo prazo, devido ao acesso limitado ao mercado de trabalho. Nesse sentido, é necessário disponibilizar informação completa e orientação jurídica sobre os seus direitos e obrigações e reforçar a sua integração, garantindo o envolvimento da sociedade de acolhimento.

REALIZAMOS

  • Formação a agentes comunitários – membros de associações da diáspora – sobre como informar migrantes recém-chegados;
  • Apoio a requerentes de asilo para a sua participação no mercado de trabalho;
  • Apoio a menores recém-chegados, em idade escolar obrigatória, através da realização de workshops, laboratórios, passeios urbanos e eventos, entre outras ações;
  • Orientação para estudantes universitários recém-chegados, facilitando o seu percurso académico;
  • Intercâmbios e interações entre as comunidades locais e os migrantes recém-chegados por meio de uma campanha de comunicação (mapas, caça ao tesouro, …), construída em conjunto com os beneficiários NEAR.

CONTRIBUA PARA A MUDANÇA

O Desenvolvimento acontece pela Educação.

Queremos dar continuidade aos nossos projetos por um mundo mais sustentável, apostando na Educação.

PROMOTOR

PARCEIROS

COFINANCIAMENTO

Este projeto é cofinanciado pelo FAMI – Fundo de Asilo, Migrações e Integração da União Europeia.

Ao longo da sua existência a AIDGLOBAL tem estabelecido parcerias com diversos organismos, que se reconhecem na nossa missão. A AIDGLOBAL agradece a todas as entidades públicas e privadas o apoio solidário demonstrado ao nosso trabalho, na certeza de que continuaremos o nosso caminho em prol da Mudança, por um mundo mais justo e equitativo, através da Educação.

NOTÍCIAS DO PROJETO